SINDICATTO

VG sentiu a pressão de uma prévia!

20:00 by Assessoria de Comunicação

Por Volume Comunicação

Na penúltima prévia do Festival Calango 2008, bandas já experiêntes mostraram o que vários anos tocando por aí fazem de diferença nos shows. Self Help e Lynhas de Montagem, voltaram aos palcos por causa das prévias, e garantiram vaga na final. Zortin mostrou que o rock em Várzea Grande tem se fortalecido, e também disputará uma vaga no próximo sábado, lá no MISC.Confira a cobertura.
---

Boneca Inflável
Por Alfa Canhetti

O evento começou já com gatos pingados no espaço e a primeira banda foi a Boneca Inflável, que se diferencia das outras por já ter tocado em uma das edições do Festival Calango, e nem foi por ter sido classificada por prévia, e sim como banda convidada. Hits como "Vou Comer Minha Boneca Inflável" agitaram os conhecidos que já estavam por lá prestigiando a banda. Foi uma apresentação animada e a presença de palco foi bacana.
---

Arte Primeira
Por Lígia Torres

A banda de pop rock que veio de Rondonópolis, tocou pela primeira vez nas prévias, e apresentou um show bom, tanto pelas melodias, pela execução ou pelo entrosamento musical que os caras apresentam. A banda foi muito profissional, tocou no horário certo e não gastou mais tempo do que lhes foi concedido. Mas eles não fizeram um show muito animado, pois o público ainda era pequeno.
---

Os Bulldogs
Por Dríade Aguiar

Quando a banda entrou no palco imediatamente a vibe do Espaço Fúria mudou. Foi uma das únicas – se não a única – que levaram pro palco o velho violão. O quarteto de Rock’n’Roll tocou apenas músicas autorais com levadas divertidas e enquanto o vocalista – cujos graves me lembraram um certo Maluco Beleza – mandava ver no violão, o baixista e o guitarrista (ambos de óculos escuros) faziam um back vocal bem sincronizado. Apesar dos instrumentos destoarem um pouco um do outro, indo pra direções diferentes, a banda demonstrou toda a presença de palco e a conexão com o público que aprenderam na cena independente de Alta Floresta. Pena que apresentaram para um público pequeno.
---

Heróis de Brinquedo
Por Mikhail Favalessa

O Heróis de Brinquedo tem uma proximidade muito grande com o Boneca Inflável, banda que se apresentou mais cedo na mesma noite, e isso pôde ser notado pela presença dos amigos na platéia. E o show todo foi mais ou menos nesse ritmo: amigos curtindo em cima do palco e no público. Como eles não são nada novatos, era de se esperar que fizessem um bom show. E fizeram.
---

Nithil
Por Mikhail Favalessa

Sabe aquele grunge cru e rasteiro, bem influenciado pelo Nirvana? O Nithil bebe muito dessa fonte, mas tem se mostrado capaz de assemelhar-se a alguns sons mais bem trabalhados, mesmo que ainda grunges, como Pearl Jam e Soundgarden. A performance foi mediana, mas com boas manifestações do público que já ia se aglomerando.
---

Apostasia
Por Christian Maciel

O quarteto começou com tudo no seu estilo heavy metal tocando músicas pesadas, em inglês, e um show à parte do baterista Giuliano. A banda conta com um vocal feminino que precisa um pouco mais de ensaio e presença de palco, mas mesmo assim foi uma boa apresentação.
---

Zortin
Por Christian Maciel

Zortin é banda uma de trash metal, e nesta prévia logo na primeira música o baixo parou de funcionar, mas mesmo assim a banda segurou a onda mantendo o ritmo, fazendo o headbangs baterem cabeça. Nas outras três músicas, já com o baixo de volta, eles mostraram ser uma banda de pegada, e agradaram o público, que os escolheu como uma das finalistas do dia 2 de agosto.
---

Lynhas de Montagem
Por Mikhail Favalessa

Contemporânea de bandas como Donalua e Strauss (algumas músicas até têm melodias que lembram estas duas), o Lynhas de Montagem voltou à ativa recentemente, sendo que este show da prévia foi o mais expressivo desde então. Por lá, eles esbanjaram experiência e lucidez, tocando ‘em cima’ e com gente cantando suas letras. Showzão, merecedor de uma vaga na finalíssima. E eles estarão lá.
---

Zezé & os Paraíbas roque roul
Por Christian Maciel

A banda Zezé & os Paraíba Roque Roul pode-se dizer que apresentou para o público o som mais leve da noite. Mesmo com as letras irreverentes que tratam do cotidiano do cuiabano eles não conseguiram agradar o público, que era na grande maioria de fãs do heavy metal e punk rock. Ainda assim, foi uma banda que chamou bastante atenção, sendo que eles estavam distribuindo alguns zines antes do show, produzidos pela própria banda e com desenhos feitos pelo vocalista, o Zezé. Precisa ensaiar, mas pelo menos já pensa estratégias de divulgação.
---

Orpheus
Por Alfa Canhetti

A banda surgiu de uma apresentação na escola, por diversão. A partir daí, em 2005 mudaram para formato elétrico. O maior evento em que participaram foi o Festival matogrossense de música, etapa em Poconé em 2006 e já tocaram em outras prévias. Show bem executado. Não se destacou entre as bandas nem surpreendeu quem assistia, mas tocaram com poucos erros e ficaram por pouco a serem classificados.
---

3 Bones In Concert
Por Mikhail Favalessa

Cara, tudo bem que a gurizada é nova, que não são profissionais e etc. É normal ver shows ruins durante as prévias, mas o 3 Bones In Concert abusou. Sabe o que é uma ‘banda’ com quatro integrantes e cada um tocando uma coisa? Muito bizarro.
---

Self Help
Por Alfa Canhetti

Lembra de Self Help? Pois é, voltou. A banda que existiu durante cinco anos tocando nos eventos por Cuiabá e ficou parada por mais quatro, teve seu show de volta com muito glamour, tanto que com esse levaram o primeiro lugar na prévia. Juliano, vocalista, comentou sobre. "Nossa, incrível. Trouxemos 5 amigos pra votar, nem esperança tínhamos. E saber que fomos selecionados com 60 votos, é muito motivante".
---

Lopes
Por Mikhail Favalessa

O Lopes normalmente sacode o público, faz a galera bater cabeça e joga na rodinha até quem não quer participar dela. Na prévia de sábado não foi diferente. O Espaço Fúria inteiro foi tomado por uma grande roda de pogo, que durou o show inteiro e mostrou a força do Rock’n’Roll do Lopes, até mesmo em Várzea Grande. Eles já têm sua vaga garantida, e tocam no sábado às 22h.
---

Rock Rocket
Por Alfa Canhetti

Pra quem não agüentava mais esperar, já que essa prévia foi a que teve maior número de bandas inscritas, Rock Rocket entrou em cena. Imagina, a roda punk que se fez presente desde a primeira música, alcançava de uma parede a outra. Hits como "Puro Amor em Alto Mar" conseguiu uma proeza incrível: indies, punks e, na verdade, todos, dançavam e cantavam o refrão. A casa estava lotada, e pra ver um pedacinho do show era necessário empurrar, se esfregar em suor dos outros, tudo para vê-los sem figurino, sem camisa, agitando o público. Lembra da corrente humana do show do Inocentes pra evitar que a galera pulasse em cima do palco? Nesse ela também foi acionada. Quem estava lá, curtiu.
---

Veja as fotos no:
  • FLICKR HELL CITY