SINDICATTO

Sobre bandas e merecimentos!

12:24 by Assessoria de Comunicação





Merecimento quando o assunto é Rock n Roll:

Quando falamos de bandas sempre buscamos saber quem são os integrantes, com quem andam, onde ensaiam, que estilo de som fazem e onde andam tocando é sempre essas as perguntas, sempre!

Mas falando do assunto “sobre bandas e merecimentos” digo que uma banda nasce como projeto antes de qualquer coisa, onde geralmente dois amigos que ouvem demos, “cd’s” e demais sons incomuns nos fins de semana ou via “msn” resolvem iniciar um projeto que pode vir a ser um dia uma banda.

Ainda como projeto, busca novos integrantes e se juntam na casa de alguém, na garagem ou em um estúdio de ensaio e ficam fazendo “jam’s”, brincam de cover’s pra sentir o entrosamento, testam vários amigos e amigos de amigos para poderem dar continuidade a esse projeto. Logo que pinta uma mesma energia entre os procurados e testados já começa impasse, quem ali quer fazer musica própria e quem só quer brincar ate o dia que os pais vão mandar parar com tudo, pois chegou a hora do “vestibular” (como se uma coisa tivesse haver com outra, mas nem os pais acreditam na própria educação e competência da prole, geralmente porque são uns frustrados em seus empregos e funções sociais, embalados a vácuo em roupas padrões do mercado tradicional.), assim já se percebe quem fica e quem sai do projeto e novamente se inicia novos testes ate que se consiga ter um mínimo de ideais e vontades iguais entre todos do projeto/banda.

Com essa primeira parte já ok (sabendo na pratica que essa primeira etapa leva de 3 à 12 meses para se formar com chances de novas saídas e novos testes no meio do processo!), o projeto/banda inicia um novo momento – ensaio/compor – depois de muito ensaio pinta a chance de se apresentar em festas na casa de algum amigo, intervalo nas escolas do bairro, até que alguém convida o novo projeto/banda pra se apresentar no circuito local (bares, locais de shows junto com demais bandas da cidade).

É nesse momento que uma banda acaba ou continua, pois sente a pressão de estar com um publico novo, fora do seu circulo de amizade e etc.

Assim a nova promessa de banda inicia uma incansável agenda de pequenos shows, um após outro pra não perder ritmo, publico e entrosamento. (cuidado com o exagero de shows, pois pode acarretar cansaço se o publico local for relativamente pequeno!). O público começa perceber a veracidade e vontade de mostrar trabalho dessa nova futura banda e inicia um novo o momento que atordoa todos do grupo – gravar uma demo!. Aqui novamente podem ocorrer entradas e saídas de novos integrantes, pois após uma “via crucius” de shows a banda no meio do caminho entende que precisa de instrumentos um pouco melhor, de cabos que não falhem, de pratos com mínimo de qualidade, e isso pede um investimento relativamente alto para alguns e ainda a nova cobrança da “demo”!

Inicia a corrida da “demonstration – demo – demonstração, áudio”, essa que você vai publicar em todos os novos meios de divulgação via internet que seja gratuito, tais como: msn, orkut, myspace, fotolog, flickr, trama, youtube, facebook, lastfm, sem falar no material físico mesmo, a famosa bolachinha, cdzinho com no mínimo 3 demonstrações do som que a banda se propõe a fazer ao vivo!

E não para por aí! A banda se firma cria bases, relacionamentos com publico alvo, produtores e etc. Faz ensaio fotográfico, cria logomarca, confecciona souvenires (bottons, camisetas, pacthes, bonés etc ) e inicia campanhas de web para pedir apoio do publico e etc, sempre em uma constante, sem altos e baixos.

Diante desses simples e rápidos tópicos de alta importância dentro do cenário Rcok n Roll, percebo a N3CR de Várzea Grande, estou falando do nosso micro mercado local.

A banda inicou um projeto há muito tempo atrás e muito tempo depois após vários testes iniciou o trabalho serio de banda a mais ou menos um ano e meio, após isso, entram em estúdio, fizeram composições próprias, definiram o nome da banda, logo, identidade sonora, iniciaram em pequenos shows no bairro ate serem notados por um publico um pouco maior, seguirem em frente, levantaram fundos para instrumentos melhores, se cadastraram nos principais sites de relacionamentos musicais, confeccionaram camisetas, fazem net todo dia! E quando menos esperaram entraram em estúdio pra fazer o primeiro registro em “demo” com 4 musicas! Tudo muito bem feito dentro da realidade local, capinha colorida, email, sites, cd bem feitinho com informações que devem conter em uma “demo”.

Se inscreveram no Grito Rock 2008, levaram mais de 60 pessoas no dia da previa do Grito, e após isso estavam no Grito Rock mostrando o seu som, veio o Encontro HC 2008, para quem não sabe, divulgaram em toda região, mandaram emails, publicaram em sites, ajudaram na logística do evento (levando e trazendo neguinho de rodoviária e aeroporto em horários mais punks possíveis!!), resumo, estavam no Encontro HC por merecimento! Veio o Festival Volume 2008, não deu outra! Novamente uma pá de neguinho veio de VG e demais locais de Cuiabá para ver eles e o novo EP (demo) pronto para ser apreciado! Agora a banda inicia o processo de previas do Festival Calango 2008 e não esta sendo diferente, primeira banda local a colocar em myspace, orkut, fotolog que no dia 19/07 eles estarão na Casa Fora do Eixo para tentar a classificação da única vaga existente pro Calangao desse ano! E a atração da noite é Forgotten Boys de SP, de graça na CAFÉ!!!



Só posso dizer que “penso” ( e não acho!) que N3CR é talvez a única banda que dentro de um período de 1 ano e meio definiu o quer e esta atrás disso! ( E olha que tem um monte de banda que já estão nessa pegada, correndo atrás e daqui uns 10 meses vão surpreender como eles!)

MERECEM ESSA VAGA DO CALANGO 2008!

Festival Calango dias 08, 09 e 10 de Agosto no Centro de Eventos do Pantanal!

http://www.festivalcalango.com.br

Fabinho (666) .

Marcadores: , , , , , , , ,